ORIENTE DESCONHECIDO

Fomos responsáveis pela criação da identidade visual da mostra, além dos materiais de comunicação especiais: tais como catálogos, convites, folders e banners, além de modulação das peças para mídia digital. O evento trouxe ao Brasil doze longas-metragens inéditos de cineastas asiáticos contemporâneos de espírito pop, premiados em festivais pelo mundo.

Créditos: Reprodução do projeto visual do Catálogo.

O público pôde conferir filmes de diretores já famosos por seus estilos ousados, como o Sul-Coreano Kim Ki-Duk (de "Casa vazia"), o chinês Jia Zhang-ke e o taiwanês Hou Hsiao-hsien, que apesar de ter uma obra aclamada na Europa, nunca teve um filme lançado no Brasil.

Também houve a oportunidade de conhecer o trabalho de outros cineastas até então pouco conhecidos no Brasil, como o taiwanês Hou Hsiao-hsien e os tailandeses Apichatpong Weerasethakul e Pen-Ek Ratanaruang. O primeiro virou ícone da crítica internacional; o outro era um cineasta veterano e dirigiu um dos filmes mais cults do cinema oriental.

A programação incluiu "Millennium Mambo", que recebeu Prêmio Especial em Cannes, e "Três momentos", de Hsiao-hsien; "Samaria", de Ki-duk, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim; "O mundo", premiado em Toronto, e "Pickpocket", de Zhang-ke; "Mal dos trópicos", que recebeu o Prêmio do Júri em Cannes e o da crítica em São Paulo, "Síndromes e um século" e "Sud Sanaeha" (Blissfully Yours), de Weerasethakul; "Última vida no universo", um dos mais cultuados do cinema asiático contemporâneo, e "Ondas invisíveis", de Ratanaruang.

Também foi apresentado o cineasta Yu Lik-wai, de Hong Kong, o menos conhecido da seleção, embora tenha sido diretor de fotografia de filmes chineses badalados, inclusive dois de Zhang-ke que estão na Mostra. Lik-wai leva para o cinema a cultura pop, numa fusão entre o cinema europeu de Godard e o rock'n roll. Seu filme "Tin seung yan gaan" (Love will tear us apart) marcou sua estréia na ficção, seguido de"Ming ri tian ya".

O EVENTO TROUXE AO BRASIL
12 LONGAS-METRAGENS INÉDITOS
DE CINEASTAS ASIÁTICOS
CONTEMPORÂNEOS PREMIADOS
EM FESTIVAIS PELO MUNDO.

[unex_ce_button id="content_qxt1h4ea8,column_content_3rm62871q" button_text_color="#37beef" button_font="semibold" button_font_size="20px" button_width="auto" button_alignment="center" button_text_spacing="1px" button_bg_color="#fe6440" button_padding="8px 20px 8px 20px" button_border_width="0px" button_border_color="#000000" button_border_radius="8px" button_text_hover_color="#fe6440" button_text_spacing_hover="1px" button_bg_hover_color="#37beef" button_border_hover_color="#000000" button_link="http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL769816-7086,00-CCBB+MOSTRA+FILMES+INEDITOS+DO+CINEMA+POP+ORIENTAL.html" button_link_type="url" button_link_target="_blank" has_container="" in_column="1"]KNOW MORE[/ce_button]

Recorte de imagem de "O efeito Doyle" do diretor Yu Lik-Wai.